2 de setembro de 2014

Faculdade de Moda, porque?


Esse post era para ser um vídeo. Mas ok. Um dia ele vai ser, rs.
Quero hoje fazer um breve resumo do porque fazer uma graduação em Design de Moda, segundo minha experiência. Estou no 8º e último - Ufa - semestre do curso de Moda, e cara, quanta coisa já mudou de lá pra cá, entrei sabendo nada, to saindo sabendo um tiquinho até!
Sabe que que é... A área de Moda precisa ser muito pensada ainda em questão comportamental, tenho muita vontade de seguir carreira acadêmica para estudar a fundo essas questões cinza, quem sabe um dia, não é?
Vamos começar do começo! Na faculdade de Moda que eu fiz, basicamente aprendi a criar coleções, desde o primeiro semestre nós criamos coleções, e a partir dos anos, esses "obstáculos" vão aumentando, aprendemos a fazer estamparia, acessórios e vestuário, mas vale lembrar que a facul te dá a estrutura, o embasamento e não a criatividade, ela apenas te direciona o que caminho aonde você deve pisar e quem tem que correr atras é você. Não sei se em outros cursos é assim também mas como essa é minha primeira graduação não tenho como comparar.
Bom, eu vou dividir em 3 etapas importantes (que sempre me perguntam) e espero de verdade dar uma clareada em quem ainda está em dúvida se faz ou não uma faculdade de Moda.

1º- Não entrei ainda, mas tenho muito vontade de fazer:  Faça cursos que tem a ver com a área: Costura, modelagem, desenho por exemplo, isso pode ajudar para ver se realmente é isso que você quer, porque infelizmente tem que gente que faz curso de moda e acha que vai sair por aí a lá herchcovitch e as coisas na verdade não são assim. Entenda que o produto final, a mercadoria é para ser vendida, e sim, ser estilista tem uma relação muito forte com saber vender/ saber o que seu público quer consumir e tem a "moral" de apostar em uma coleção em que pelo menos 80% das peças criadas serão vendidas e a quantidade mínima de produtos é que irá ficar "encalhado" na loja. Sabe o que eu recomendaria antes de entrar de cabeça nessa? O curso "Assistente de Estilo" do SENAI. Ele é um test drive do que é a faculdade propriamente dita, e se você puder, faça um técnico antes da graduação (essa dica vale ouro, deveria  receber mil reais por ela, =P)

2º - Já decidi, vou fazer, mas no que vou trabalhar depois? Essa é uma pergunta bem extensa, porque a ligeirinha da tal "moda" é capaz de se infiltrar em muuuuitas áreas. A medida com que você for aprendendo todos os recursos que a faculdade oferece (desenhar, costurar, modelar, mexer no corel, photoshop...) você já pode ir afunilando para qual é sua área favorita e ir se aperfeiçoando também, claro que acontece de você ficar em dúvida até se formar (aka meu caso, rs) mas já dá pra ter uma ideia do que você absolutamente quer e do que você não quer. Recomendo também separar um mês das férias anuais para se especializar em algum curso, como já disse ali em cima, esses do SENAI são ótimos e você pode até já começar a fazer algumas freelas com o conhecimento que obtiver lá, comigo rolou! Fiz um curso de Modelagem em 2012 e em 2013 montei a "Quase Estilista" em que eu fazia modelagens por encomenda... Ganhei uma graninha extra no final do ano! E se por acaso você quiser mudar de área depois, é só fazer pós graduação! Eu tenho uma amiga que é louca pra fazer Design Gráfico, acho que vai optar pela pós quando se formar...

3º - Comecei agora e ainda tô perdida! Primeiro calma, respira. Rs. É tudo doido assim mesmo, mas a partir do 3º Semestre as coisas vão fazer sentido. Queria te dizer, cara bichete (apelido carinhoso para as pessoas que tão começando agora) para ir guardando trabalho por trabalho e arquivando as coisas! Pen drives, cds, até as atividades de costuras, além de ter um acervo de coisas do "tempo da faculdade" isso vai te incentivar a continuar, saber como chegou e como você está, além de claro poder se utilizar de alguns desses trabalhos para virar seu portfólio futuramente. Tenho um tipo de pensamento: "Começou, termina." Mas se permita trocar de curso apenas se realmente não conseguir encontrar nada que não seja sua cara... O curso é muito amplo e tenho certeza que vai se identificar em alguma coisa. E ah, se preocupa não com as loucuras dos trabalhos, passar a noite acordada desenhando, o braço doendo, e todo mundo achar que você não faz nada, é normal, hehe. Um dia a recompensa virá, se preocupe em fazer cada coisinha com excelência hoje e ó: tapa os ouvidos para as críticas que não te acrescentam! Sempre vai ter espaço para gente esforçada!

E só uma coisinha: Sou grata a Deus por chegar até aqui. Tenho certeza que se tivesse entrado num curso mais "quadrado" não descobriria em mim tanta coisa que sei hoje. O curso de criação foi ideal para aguçar meus talentos que eu nem sabia que tinha. Além de ter aberto minha visão e conseguir respirar um pouco o ar das artes, poesia e das letras, que é o que realmente gosto.
Mas, se pudesse escolher, escolheria viver tudo isso de novo. É, estou prestes a fechar mais uma etapa da minha vida estudantil e começar outra aventura, em algum outro lugar - o que me faz suspirar e ter os olhos brilhando só em saber que vou ter novas histórias para contar!-

Espero de coração ter ajudado com essas dicas, e mais alguma dúvida só comentar aqui!
<3

Um comentário:

  1. Ameei o post, super concordo nas partes que fala sobre fazer cursos na área ou curso técnico, fiz técnico em vestuário pelo Senai, e dá p ter muuuita noção de como funciona a área, e a parte mais especifica do técnico em vestuário é mais voltada para a engenharia de produção, mas vemos modelagem, ficha técnica, entre várias coisas.Pretendo fazer graduação, bacharelado em Moda, e nem comecei ainda e já tem pessoas criticando, dizendo que quero uma coisa fácil, mas sabemos que não tem nada de fácil nisso, e essas dicas foram muito valiosas, virei fã do blog já! E sobre a descrição do blog, sem dúvida conheceu algo que mudou sua vida *--* Abraços, até os próximos posts!!!! ;DD

    ResponderExcluir

Comente aqui (: